terça-feira, 22 de abril de 2014

Dia 23: início da greve e do acampamento em frente ao Palácio




Educadores(as) ficarão por tempo indeterminado em frente a sede do governo. Seminário dos(as) Funcionários(as) será no acampamento

Inicia nesta quarta-feira, dia 23 de abril, uma mobilização histórica dos(as) professores(as) e funcionários(as) de escola da rede pública estadual de ensino do Paraná: uma greve geral da categoria e um acampamento em frente ao Palácio Iguaçu. A decisão da greve, retirada pela grande maioria presente na última assembleia dos(as) educadores(as), foi motivada pela lentidão do governo em responder demandas urgentes (a exemplo de um novo modelo de atendimento à saúde), pelo não cumprimento da palavra dada nas negociações (a exemplo da não implementação dos 33% de hora-atividade para o magistério no início do ano letivo de 2014) e pela adoção de medidas que punem a categoria (como os descontos no auxílio-transporte). Diante da insensibilidade do governo estadual, os(as) educadores(as) não tiveram opção e partem, agora, para uma greve geral por tempo indeterminado.

O acampamento, em frente ao Palácio Iguaçu, será um lembrete permanente da luta dos(as) educadores(as) por melhores condições de trabalho, por respeito aos direitos assegurados por lei e pela busca de uma educação de qualidade para os(as) estudantes. Também serão realizados atos regionais, coordenados pelos Núcleos Sindicais da APP-Sindicato. O objetivo é envolver os(as) educadores(as) de todo o Paraná na mobilização, para pressionar o governo a atender a pauta prioritária da categoria. É fundamental que os(as) educadores(as) de Curitiba e Região Metropolitana participem, em peso, do acampamento, que será um local privilegiado de divulgação da greve para toda a sociedade. Também estarão presentes, no local, representações dos(as) trabalhadores(as) da Educação do interior do Estado.

Seminário de Funcionários - No dia 25 de abril, os(as) funcionários(as) de escola têm um compromisso para lá de importante: em plena greve geral, categoria participará do Seminário Estadual de Funcionários(as) de Escola. A atividade será realizada em frente ao Palácio Iguaçu, no acampamento da greve. É fundamental a participação dos(as) educadores(as) de todo o Estado. No encontro, além do fortalecimento público do movimento grevista, os(as) funcionários debaterão os aspectos específicos da pauta de reivindicações que envolvem o segmento. Veja, abaixo, a programação:

SEMINÁRIO ESTADUAL DE FUNCIONÁRIOS(AS) DE ESCOLA
25 de abril – Sexta-feira
Manhã
08h – Café
08h30 – Apresentação cultural
09h – Abertura
09h30 – Análise e impacto do neoliberalismo na Educação
Palestrantes:
:: Fátima Silva, secretária de Relações Internacionais da CNTE e vice-presidente da Internacional da Educação na América Latina (Ieal)
:: Comberty Rodriguez, coordenador Geral da Internacional da Educação na América Latina (Ieal)
11h30 – Debate
12h30 – Almoço

Tarde
14h – Retrospectiva de Luta dos(as) Funcionários(as) de Escola
14h15 – Piso, carreira, porte de escola e formação
Palestrante:
:: José Valdivino Moraes, secretário estadual de Funcionários(as) da APP-Sindicato e integrante da Secretaria Executiva da CNTE
15h15 – Pauta de reivindicações 2014 e construção e fortalecimento da greve
Palestrante:
:: Marlei Fernandes de Carvalho, presidenta da APP-Sindicato
16h15 – Café
16h30 – Informes sobre as Conferências Estadual e Regionais de Educação
Palestrante:
:: Walkíria Olegário Mazeto, secretária Educacional da APP-Sindicato
17h10 – Encaminhamentos e comemoração do aniversário da APP-Sindicato: 67 anos de lutas e conquistas

Nenhum comentário: