domingo, 30 de maio de 2010

Pânico nos Pirineus

Depois da inesquecível noite com El borracho francês, a dupla, naquela adrenalina...Chegamos em Saint Jean Pied de Port, vamos começar a pedalar e tal...Não foi bem assim. Primeiro, ao montarmos as bikes, fiquei imaginando se eu NÃO tivesse colocado aquelas fitas CUIDADO FRÁGIL, em que estado as bikes estariam. O câmbio da minha deve ter sido chutado. A mesa (pecinha que suporta o guidão) da bike da Pri simplesmente foi corroída, imagine o cara arrastando a mala e a mesa lixando o asfalto....enfim, como diz o outro, faz parte. De cara, ao montarmos as bikes e alforjes uma constatação: trouxemos MUITA, mas MUITA COISA mesmo. Sugere-se 12kg de carga, estamos com 22kg cada um. A simples pedalada da estação do busão até uma oficina de bikes já deixou claro que o peso seria um GRANDE complicador. Deixamos as bikes para uma geral na oficina e fomos fazer nossas credenciais.

Albergue novinho, bike arrumada, batemos um menu do peregrino, um rolé na cidadezinha, umas fotinhAs, jantar e cama.

Não tem jeito mesmo, eu sou um pé frio. Quando não é o Rodolfo para roncar, tem um maldito coreano à duas camas da minha se esguelando a noite toda. Resumindo: dormi quase nada.

Chegou o grande dia, o começo do pedal. Dia lindo, céu azul, friozinho de manhã e o sol pintando. O primeiro dia para o peregrino que inicia O Caminho em Saint Jean Pied de Port é pancada, são 27km cruzando os Pirineus. Só subida. No nosso caso, dos 27km, empurramos as bikes uns 18, no mínimo. Pânico, desespero, frio e a cada avanço, mais subida. Quem é que teve a idéia de trazer equipamento fotográfico? Quem é que teve a idéia da trazer garrafa térmica? Quem é que teve a idéia de trazer a rede? Quem é que teve a idéia de trazer o tripé? Quem é que teve a idéia de trazer uma nécessaire desse tamanho? Quem é que teve a idéia? ....meu amigo e o pior, não dá pra deixar nada para trás.... Além disso um húngaro cheio de gracinha larga: oh man, you have too much stuff. Depois de 9 horas de pânico tivemos uns 15 minutos de prazer: a chegada em Rocensvalles é uma descida de uns 3km que foi só alegria. Quando carimbamos a credencial, compramos um guia com mapas e dicas sobre O Caminho para ciclistas... Existia uma alternativa menos penosa para quem está de bike....too late.

Só duas horas de pedal e olha o estado da criança. Foto: Priscila Forone

"Sorrindo pra foto" em pleno Pânico nos Pirineus. Foto: Priscila Forone

A pedalada foi pesada mas valeu pelo visual. Foto: Priscila Forone
Eu sorrindo......mas já estava morto. Foto: Priscila Forone

Momento maçã. Foto: Priscila Forone

Nenhum comentário: