quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Do you shave?

Do you shave? O nome do figura era algo como: LinTzao... Foto: Leandro Taques


Hoje fomos conhecer a famosa Cidade Proibida. Meus amigos, o tal do imperador já gostava de um pátio grande hein! Como já venho dizendo... Na China tudo é muito grande... A Cidade Proibida não podia ser diferente. Dizem que são 9999 aposentos no complexo todo. A coisa impressiona porque faz pensar que, se só o Imperador e a família e mais os empregados mais “qualificados” tinham permissão para entrar na Cidade, era muito espaço. Construída numa área de 74 hectares, entre 1406 e 1420, consumiu a mão de obra de 200.000 trabalhadores. Foi destruída e reconstruída inúmeras vezes. Em 1912, com a queda do Império Chinês, a Cidade Proibida deixa de ser a capital do Império Chinês. Em 1931, com a ofensiva japonesa, mais uma vez uma grande parte da Cidade sofreu avarias e muitos objetos foram levados para Tóquio. Depois do fim da Guerra foram devolvidos.
Bacana a Cidade Proibida, mas é aquele lance, o que tem de turista... Como “adoro” aglomerações turísticas... Tá visto. Acabei me perdendo do jovem Hedeson, fui tomar um sorvete, uma água e desisti de esperá-lo, me larguei pra dentro dos Hutongs.
Foto aqui, foto ali, passei na frente de uma barbearia... Quem faz a barba no barbeiro sabe que é um barato, toalha quente, espuma, massagem... A idéia era fazer a barba, perguntei no “mimicaquês” - costas da mão sobre o rosto, movimento lento de cima para baixo, de baixo para cima, até ajudei o camarada – Do you shave? – ele disse que sim. Perguntei How much? - 20 pratas. Entrei. A cadeira não era aquela cheia de estilo, como a do japa lá do Mercado Municipal, mas tinha o seu conforto. De repente, o china pega a tesoura zupt, corta o meu cabelo... PQP era para fazer a barba maluco... Bem, para não promover um impasse diplomático, deixei o cara prosseguir. O cara esforçado, maquininha zero, apara aqui, apara ali, feito a primeira etapa, vamos lavar a cabeleira. Ele me orienta, me viro e vejo uma pia, melhor, uma piazinha. Gentilmente ele arruma a cadeira na frente da pia e ali mesmo, com chuveirinho e tudo e detalhe, duas demão de xampu. Volto para a cadeira, mais umas tesouradas e secador nele. Depois daquilo, nem arrisquei pedir pra fazer a barba. Tentei descobrir o nome do sujeito, algo parecido com LinTzao... O cabelo até que ficou bacana, STILE China. Paguei e me mandei...

5 comentários:

Unknown disse...

Simplesmente fantástico! China fraco no "mimiquês"... Se bem que, pensando bem, o cara foi sagaz. Qualquer que fosse o gesto que você fizesse ele acenaria que "positivo". Aí pimba, deitou ele passou a tesoura e já garantiu um troco. André Pugliesi.

Fernando Levinski disse...

o professor andré comentou hj, de uma possivel ida sua a puc para uma palestra, confesso que vou esperar ansioso para saber mais da tua viagem a china.

grande abraço

Unknown disse...

Leandro posta uma foto sua aí no visual China 2008!!!

Abraços
(a Tia Neca mandou avisar q esta adorando suas aventuras hehe )

Sandra Maria disse...

E aí Leandro José....quêquê tá rolando???
E as fotos da Cidade Proibida? E as fotos do "new hair"????

Tá muito desanimado isso daqui.....
Tá de banzo?????

beijocas da
mammy

Unknown disse...

Fico imaginando se as tesouradas acontecessem naquela época em que você conservava aquelas longas madeixas... Acho que vc matava o china.
bj
Adri Ribeiro