sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Pandas, ursos, tigres...

Ontem estivemos no famoso Zoológico de Pequim. Não me lembro nem quando ou onde foi a última vez que estive em um zoológico. Na verdade acho que o maior zoológico em que estive foi o Passeio Público, em Curitiba. O de Pequim, assim como tudo nessa cidade, é enorme. A idéia era fazermos umas fotos do Panda Gigante. Bichinho que tem uma carinha triste e uma preguiça...O cara está em extinção. Existe pouco mais de 3.000 Pandas no mundo todo. O problema é que a taxa de natalidade é baixa e a mortalidade infantil é alta. Sem contar que o meio ambiente em que habita está, para variar, sendo destruído. A caça não chega a ser problema. Aqui na China quem caçar um Panda, hoje, fica 20 anos na cadeia. Até 1997 ia para o paredão. Mas voltemos ao zoológico. Os pandas estão numa jaula gigante que tenta imitar o ambiente natural. Sem sombra de dúvidas é o mais visitado logo, é flash e uma gritaria que não acaba mais. Se eu fiquei incomodado com aquilo, imagine um ecochato?


Depois do Panda fomos para uma área de roedores. Umas 30 espécies em jaulas individuais de no máximo 2m2. Um ambiente escuro, úmido, mal cheiroso e limpeza duvidosa. Nas jaulas existem plantas artificiais para imitar o ambiente natural. Saí do calabouço. Triste.
Na seqüência visitamos os ursos. Três enormes exemplares presos, literalmente, no buraco. Buraco de cimento. Nada de grama, terra, só uma piscina bem pequena. E a galera, sem cerimônia, apesar dos avisos, joga até garrafa pet para os animais.

O mais angustiante foi ver o Tigre do Norte da China. Ficamos cerca de uma hora no buraco para fazer umas fotos. Impressionante o condicionamento do bicho. De um lado para outro em uma extensão de uns 30m, uma, duas, três, quatro, cinco vezes. Sobe um morro, onde existem imitações de raízes de arvores de cimento. Mais três voltas e entra na água. Fica um pouco por ali, salta pra fora, corre até um tronco e tenta subir. Desce e começa tudo de novo.
Mais uma pernada e passamos pelos elefantes. Tá visto! Pobre dos bichos. Corremos para o Aquário de Pequim. Fechado. Teremos que voltar semana que vem.

3 comentários:

Unknown disse...

Tá matando a pau....
Agora não sei o fotógrafo é bom ou o lugar que é animal..

Abraço

Catarina

Luiz Costa disse...

Acho que o cara é animal...Bom jornalista.
Abraços

Unknown disse...

Taques, bonitão... que legal saber que você está por aí. Entro todos os dias no blog para ver as novas fotos e saber das novidades. Lindas imagens. è impressão minha ou vc realmente cortou o velho cabelo? Agora...a história de comprar ingressos de cambista, não sei não. Nem preciso esperar o dia 16 para saber se eles são falsos... Aliás estou achando ótimo... com tantos ingressos falsos sendo vendidos pela internet, os chinas estão provando do próprio veneno. Ah.Ah.Ah!
Adri Ribeiro